Diariamente, nos deparamos com um questionamento muito comum de nossos clientes: Qual a diferença da calibração rastreada e RBC?

Muitos ainda ficam em dúvida da distinção entre elas na hora de contratar este tipo de serviço. Por este motivo, resolvemos escrever este artigo, pois esperamos que este conteúdo também seja útil a você! Veja agora qual a diferença entre Calibração Rastreada ou RBC.

Mas antes de explicar a diferença entre elas, vamos definir o que é uma calibração:

Calibração é conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada, um material de referência ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.

Tendo isso em mente, vamos entender a diferença entre elas:

Quando um Laboratório de Calibração atende todos os requisitos da norma ISO/IEC 17025 e é auditado e aprovado pelo Inmetro, então podemos dizer que ele é um Laboratório de Calibração RBC (pertencente à Rede Brasileira de Calibração). Um mesmo Laboratório de Calibração que atende aos mesmos requisitos normativos, mas apenas não recebe a auditoria do Inmetro, pode ser chamado de Laboratório de Calibração Rastreado Inmetro/RBC.

Quando observadas e atendidas às exigências técnicas da norma ISO/IEC 17025, ambas as calibrações possuem o mesmo grau de qualidade técnica e são aceitas em todas as auditorias das normas de sistema de gestão da qualidade, como ISO 9001, ISO 14001, ISO/IEC 17025, OHSAS 18001, NBR 45001, ISO/TS 16949, ANVISA RDC59, Portarias Técnicas do Governo, Petrobras e outras grandes companhias.

Agora que ficou claro esta distinção e também sobre a importância da calibração de seus equipamentos, fica mais fácil de saber qual o tipo de serviço sua empresa necessita.

Aproveitando, queremos falar mais uma vez sobre nossos serviços. Somos especialistas na calibração de instrumentos de medição com rastreabilidade Inmetro/RBC para as principais grandezas de medição.

Entre em contato com nosso time comercial e confira todos os serviços que oferecemos.